sábado, 29 de março de 2008

A força das cores

Já imaginaram a nossa vida sem cor? Que triste seria, não acham? A cor está presente em tudo que nos rodeia, na natureza, nos objectos, na linguagem, nas artes, na psicologia, no marketing, na moda… Ela pinta os nossos dias, os nossos sonhos, envolve as nossas emoções, veste os nossos sentimentos.

Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns factores determinantes. A sua escolha pode estar baseada no seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais da sua vida ou nos seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.

Na arte e na antropologia, o simbolismo da cor refere-se ao uso da cor como um símbolo em todas as culturas e religiões. A psicologia da cor é um campo da psicologia dedicado à análise do efeito da cor no comportamento e sentimento humano, distinta da fototerapia (o uso da luz ultravioleta para curar a icterícia infantil).

É importante não confundir psicologia da cor com simbolismo da cor. Por exemplo, simbolicamente, o vermelho pode ser usado para indicar perigo, muito devido ao facto de o vermelho criar a ilusão de parecer mais próximo que as outras cores e, por isso, ter um maior impacto. Na psicologia da cor, por outro lado, as cores do perigo são o amarelo e o preto. No simbolismo da cor, o verde indica inveja em várias culturas, enquanto na psicologia da cor, está associada ao equilíbrio.

Quando estamos conscientes dos efeitos causados pelas cores, podemos tirar o máximo proveito delas em diferentes ocasiões, sabendo escolher as tonalidades adequadas tanto para uma entrevista de emprego ou uma palestra, como para um jantar romântico ou uma festa infantil.
Em geral, podemos dizer que cores claras transmitem uma impressão de acessibilidade, amabilidade, confiança, informalidade. Podem ser usadas em situações que exijam a combinação de amabilidade e profissionalismo.
Cores escuras são percebidas como autoritárias, fortes, dramáticas. Costumam projectar uma imagem de confiança, e poder, podendo assim ser usadas em situações que exijam liderança ou autoridade.
Cores muito vibrantes transmitem entusiasmo e energia, mas dependendo da ocasião em que são usadas, também podem ser vistas como excessivamente sexy, carregadas e até agressivas. Por esse motivo, geralmente não são consideradas muito adequadas para ambientes profissionais mais conservadores.

A este propósito, aqui ficam dois links interessantes:







Este último é absolutamente fabuloso! Entrem primeiro na porta dos videos. A representação de cada uma das cores está muito interessante.

Sem comentários: