domingo, 13 de abril de 2008

Dia do beijo

Recados Para Orkut

Já beijaram hoje? Não? Então vamos lá: beijem, se faz favor! Hoje é o dia do beijo.
Dizem que o beijo remonta a 2.500 A.C. devido a relatos encontrados nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Será? Já imaginaram quantos beijos já foram trocados, dados e roubados desde essa altura?!

O beijo é de facto algo de maravilhoso. Além de movimentar 29 músculos, sendo que 17 são da língua e activar os 5 sentidos, queimamos 12 calorias por minuto e libertamos a serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade.

Mas vamos lá conhecer algumas tradições "beijoqueiras"...

Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates. Era uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem os seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.

Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva no fim da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro.

Na Rússia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar. No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.

Em latim, beijo significa toque dos lábios. Na cultura ocidental, é considerado gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida; entre amantes e apaixonados, como prova da paixão.

Para todos, aqui fica o meu, é virtual mas verdadeiro...
Recados e Imagens - Beijos - Orkut

1 comentário:

Unknown disse...

♥querido feliz dia mundial do beijo . ♥