Era para ter cá vindo ontem que foi dia do bombeiro, fazer uma pequena homenagem a todos os homens e mulheres que exercem tão nobre profissão mas, com as lidas da casa e cuidados familiares não foi possível. Mas hoje que é o dia da Terra e como são eles quem na sua luta tenta protegê-la, mesmo arriscando as suas vidas, achei a combinação perfeita.
Encontrei este texto, de autor desconhecido, que achei perfeito para esta simples homenagem:
"Para ostentar essa farda é preciso ter muito mais do que só sonhos, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para por em risco a vida por pessoas que nunca se viu, é preciso sangue-frio para manchar a farda com sangue das mesmas pessoas que ontem criticavam nossas acções e zelar por sua vida como sendo a mais importante de todas, é preciso saber que a mesma mão ensanguentada que se estende em busca de socorro, dificilmente virá a estender-se de novo em sinal de agradecimento.
Para ser bombeiro, não se pode gostar de Natal, nem de Páscoa, de Ano Novo ou de Carnaval, porque enquanto o mundo festeja, os nossos olhos precisam permanecer atentos e a alma pronta sempre velando pela segurança daqueles que estão sob nossas asas.
É preciso ter paciência e saber que a prevenção é sempre mais eficiente e embora as estatísticas não registrem incêndios e acidentes que não ocorrem, aprende-se somente com o passar dos anos, que não há nem uma glória em combater um incêndio que poderia ter sido evitado.
Para ser bombeiro o corpo precisa saber que não há diferença entre a madrugada fria, ou o Verão quente, entre a água e o fogo, todos se igualam ao som das sirenes.
Para ser bombeiro, tem que gostar de química, entender um pouco de física, gostar de camiões, entender como funciona o corpo humano, saber conversar com o fogo e com a água, mas principalmente tem que gostar de gente, saber que nem todas as estrelas do céu valem uma vida humana e para salvá-la, tudo o que se tem será posto à disposição, inclusive a vida do bombeiro.
Para ser bombeiro, é preciso saber que não se vai ficar rico, que se vai trabalhar muito, que os fracassos serão fantasmas que nos vão perseguir por toda a existência e o sucesso são nuvens que se dissipam com o anoitecer.
Para ser bombeiro é preciso ser abnegado, um apaixonado por aquilo que se faz, porque dentre os milhares de bombeiros que já conheci, jamais vi algum, que tenha, mesmo que por um minuto só, se arrependido da opção que fez.
SER BOMBEIRO E UMA HONRA"
A este bombeiro desconhecido que escreveu esta carta e a todos os bombeiros, bem-hajam por existirem!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário