domingo, 3 de janeiro de 2010

São quidas, e são de quida... (sem tradução)


Tentar entender o nosso pequeno tem sido uma verdadeira aventura! Fala que se farta mas muitas vezes preciso de algumas estratégias e muita paciência para perceber o que ele tenta dizer... Ainda bem que ele não se aborrece e é capaz de repetir vezes sem conta, às vezes já recorre à linguagem gestual para que o possamos entender.

Hoje a cena foi digna de registo. Saímos para aproveitar os saldos e comprar sapatilhas para todos. Escolhemos as do Diogo, lindas, umas Nike pretas muito giras. De repente o Gonçalo sai-se com esta "Mamã, eu quero as da quida!". Olhei para ele e respondi com um sorriso:" Filho, as da "Quida" são de menina" (pensei que ele se referia à Margarida, uma coleguinha da sala). Mas ele voltou a insistir "Tem que ser de quida!". Ok, que seja. Olhei para as sapatilhas e não achei que fossem de menina. Nem que fossem. Mas não eram. Eram até muito giras! Compramos as sapatilhas e durante a tarde voltou a dizer não sei quantas vezes "as minhas tilhas são de quida". Estávamos já a preparar-nos para jantar e ele, enquanto corria pela sala, entrava por uma porta e saía por outra, e passava pela cozinha a toda a velocidade, ía dizento todo feliz "tenho umas tilhas de quida". E eu, de repente, pareceu-me entendê-lo: "Não são da Adidas, são da Nike!". Parou, olhou para mim, e com cara de gozo, respondeu-me " Ó mamã, de quida! Olha, pa mim!" e voltou a correr pela sala, curvando por entre os sofás a toda a velocidade. Olhamos todos uns para os outros e num mútuo entendimento dissemos em coro: "de corrida! As tuas sapatilhas são de corrida?" E ele, com um sorriso aberto, gritou de satisfação: "Sim, as minhas tilhas são de quida!!"

Se não tivesse já passado o Natal, a minha lista teria um novo pedido: um dicionário de bebeguez!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ola querida,eu também quero umas tilhas de quida beijinhos da"m"

Unknown disse...

Olá Elisabete, espero que tenhas tido uma feliz passagem de Ano, eu cá vou indo com os meus blogs e a casa.
Desejo um Bom Ano cheio de saúde e paz.
bj
Manuela :)

Bruxinha da Noite disse...

Olá querida amiga!!!!
Que bom retornar depois de uns dias merecidos de descanso!! rsususs
Lindinha como foi as festividades? Espero que tenham sido belas!!! E que este inicio de ano tenha chegado com muita serenidade, paz e amor! Que as energias de prosperidade e paz façam parte de seu caminhar em 2010! Um feliz final de semana!!!! Bjinhos!!!!

Unknown disse...

Olá amiga, desculpa só responder agora ando muito atarefada com tudo, tenho a minha filha doentinha.
Obrigado pela tua visita.
Desejo um feliz fim de semana...com chuva...:(
Bj
Manuela