sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cenoura, ovo ou café?


Fiquei curiosa quando vi na minha caixa de correio um email com a pergunta "És cenoura, ovo ou café?" Daquela imensa lista, a pergunta, curiosa por sinal, fez-me abrir e ler com atenção.

"Uma filha queixou-se ao seu pai sobre a sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido, um outro surgia.

O seu pai, um cozinheiro, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria a fazer.
Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os numa tigela também. Então, pegou o café com uma concha e colocou-o numa outra tigela. Virando-se para ela, perguntou:

- Querida, o que vês?
- Cenouras, ovos e café. - ela respondeu.

Ele pediu que se aproximasse e que experimentasse as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Ele, então, pediu-lhe que pegasse num ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar o seu aroma delicioso.

- O que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.
Os ovos eram frágeis - a sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, o seu interior tornara-se mais rijo.
O pó de café, contudo, era incomparável; depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.

Ele perguntou à filha:

- Qual deles és, minha querida? Quando a adversidade bate à tua porta, como respondes?
És como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha, torna-se frágil e perde a sua força? Ou serás como o ovo, que começa com um coração maleável, mas que depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar da casca parecer a mesma? Ou serás como o pó de café, capaz de transformar a adversidade em algo ainda melhor do que ele próprio?

Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões. Cabe a nós - somente a nós - decidir se a suposta crise irá ou não afectar o nosso rendimento profissional, os nossos relacionamentos pessoais, enfim, a nossa vida.

Ao ouvir outras pessoas a reclamar da situação, ofereça uma palavra positiva. Mas você precisa acreditar nisso. Confiar que tem capacidade e tenacidade suficientes para superar este desafio.

Uma vida não tem importância se não for capaz de influenciar positivamente outras vidas.

3 comentários:

Helô disse...

Oieee, tudoo bom..Passando aki para conhecer seu blog! Tbm sou do RECANTO DOS BLOGS!Muito legal o seu espaço, viu? To vim também aqui para pedir a sua ajuda... Não sei se vc sabe mais o RECANTO DOS BLOGS está realizando um BIG BROTHER PARA BLOGUEIROS. E nós temos que visitar o maior numero de blogueiros. Vou te explicar como é a prova, ta? Você vai ter que fazer uma visita la na casa dos big brother blogueiros. O site é: www.b.b.b.zip.net e lá vc vai ter que deixar um recadinho no MURAL de recados...dizendo que a HELO DO QUARTO A, visitou o seu blog... Vc tbm vai ter que deixar o seu NOME, seu E-MAIL e o LINK DO SEU BLOG. E também vai ter que pegar o SELO DA CASA do BBB e colocar em um lugar do seu blog, dizendo da sua participação na casa! O bbb que tiver o maior numero de amigos la no mural, vai ser o líder! Desde já agradeço a sua ajuda, ta? e fique à vontade tbm para fazer uma visitinha no meu blog e pegar meu award... bjs e bom fim de semana!

yaskara disse...

Amiga, passei para apreciar o seu blog e pedir que fizesse uma visita neste link http://b.b.b.zip.net/index.html pois estou participando do bbb dos blogs deixe um recado no mural que a Yaskara do quarto A te visitou,não esqueça,de colocar o selinho no seu blog beijinhos flor
passe no meu cantinho e pegue o meu award

Mario Neves disse...

Minha cara amiga Elisabete!Nunca é demais falar que é sempre uma alegria para mim, vistar o seu "Inconfidências". O blog é seu mais quando venho aqui me sinto em casa.Amiga já conhecia a sua mensagem postada, mas é sempre bom ler de novo o que nos acrescenta conteúdo.Disseste bem, aguça nossa curiosidade os ingredientes que nos é apresentado; cenoura , ovo e cafe.Ficamos a espera de uma receita de culinária não é verdade.Todavia se trata realmente de uma receita, de um alimento, não para o corpo e sim para a alma e o espírito.Parabéns pela postagem que com certeza será uma ótima refexão para todos que vierem beber nessa tua rica fonte que é o "Inconfidências".Amiga deixo aqui contigo todo o meu carinho e apreço e com cordialidade me despeço. Saudações Poeticas - Mario Neves