sábado, 10 de janeiro de 2009

O Eneagrama

Continuando a falar de números, hoje trago-vos um tema de que gosto especialmente: o eneagrama. Possivelmente alguns de vocês já ouviram falar mas outros nem imaginam do que se trata, certo?

Já fiz o curso de eneagrama há três anos mas continuo a ler artigos e a procurar saber mais sobre esta interessante técnica milenar.

O Eneagrama é um instrumento de auto-conhecimento que propõe nove Tipos ou Estruturas de personalidade. Acumula uma tradição oral de cerca de 4.500 anos, que nas últimas décadas vem sendo resgatada, com sinais de grande potencial de ajuda. Situa-se como proposta de ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade.

É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que se coaduna com as descobertas das grandes escolas psicológicas da actualidade, integrando-as e indo além delas, num esquema que consegue conjugar profundidade e simplicidade de compreensão.

Para além de instrumento de auto-conhecimento pretende ser um caminho de crescimento! Aqui reside a sua especial riqueza: além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender, aponta pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver as suas potencialidades e a lidar melhor com os seus pontos fracos.

Não promete milagres. É um mapa claro que indica o caminho, mas não substitui o esforço pessoal. Nenhum tipo é melhor que o outro. Todos têm potencialidades fantásticas e todos têm tendências negativas. Tudo depende do amadurecimento. Não há julgamento moral: as tendências são geralmente inconscientes e devem ser encaradas naturalmente como humanas.

O eneagrama foi uma idéia originalmente trazida por G.I.Gurdjieff para o Ocidente (principalmente França e Alemanha), após 20 anos de peregrinação pelo Oriente. Mais que trazer uma visão dos tipos humanos representa um esquema para a compreensão de todos os fenômenos envolvendo a humanidade.

Em 1970, o Eneagrama foi transmitido por Oscar Ichazo a um grupo de pessoas recrutadas principalmente pelo psiquiatra chileno Claudio Naranjo e reunidas na cidade de Arica, no Chile. Claudio Naranjo e outros participantes deste grupo transmitiram este conhecimento a outras pessoas nos Estados Unidos e em centros específicos da América do Sul. Diversos estudos e escolas de Eneagrama surgiram e passaram a explorar este conhecimento antigo e desenvolvendo aplicações bem sucedidas na Psicologia, na Espiritualidade, no mundo dos negócios, nas artes e em diversos outros campos do conhecimento.

O Eneagrama - Os 9 traços ou tipos

Tipo 1

Preocupados sempre em fazer o correcto, os possuidores do tipo 1 acreditam que existe uma forma ideal de perceber e actuar no mundo, por isso, são extremamente críticos consigo mesmos e com os outros. A renúncia das suas necessidades gera o ressentimento e a raiva, que são constantemente reprimidas pela seu modelo de ser humano perfeito. Tipos 1 são fiéis e são capazes de projetar um idealismo ético, além da satisfação de realizar um trabalho bem-feito.

Tipo 2

As pessoas que possuem o tipo 2 estão sempre a tentar ajudar os outros, porém não de uma forma totalmente altruística, mas também para receber como troca o amor das pessoas. Constróem as suas relações de uma forma em que se tornem indispensáveis, e se orgulham disso. Uma tipo 2 evoluído desenvolve a capacidade de dar amor de uma forma genuína.

Tipo 3

Procura ser admirado e amado pelo sucesso das suas realizações. A sua principal área de interesse é o trabalho e confunde o seu "Eu real" com o seu papel profissional diante do mundo. Torna-se aquilo que faz. Obcecado pela imagem, acaba reprimindo os seus próprios sentimentos e mimetiza a forma mais apropriada para exaltar o seu desempenho em cada situação. Numa manifestação positiva, o tipo 3 pode produzir uma liderança eficiente.


Tipo 4

Focalizam a sua atenção no amor ausente, sentindo-se frustrados quando o amor está ao alcance. Possuem, por isso, um forte sentimento de abandono e perda. Evitam o comum e o ordinário, o ideal nunca é o aqui e o agora. São trágicos, sensitivos, artísticos. Por outro lado, podem desenvolver uma profunda sensibilidade, emotividade e uma grande capacidade de auxiliar os outros.

Tipo 5

Sempre em busca da privacidade e do não envolvimento, os possuidores do tipo 5 supervalorizam o autocontrole em busca das chaves do funcionamento do mundo. Na sua fuga do mundo e necessidade de controle, armazenam conhecimento e buscam formas de explicar as emoções. A sua postura distanciada pode produzir análises mentalmente claras e confiáveis.

Tipo 6

Questionadores, sentem-se usualmente ameaçados, suspeitam das motivações dos outros e buscam pistas que comprovem a sensação de medo. Os tipos 6 fóbicos paralisam-se em situações de conflito. Por outro lado, os 6 contra-fóbicos enfrentam o medo de forma agressiva. Em qualquer caso, o mundo sempre será um local ameaçador, o que o faz desenvolver a capacidade de identificar as intenções ocultas.

Tipo 7

Os tipos 7 são geralmente alegres e radiantes, a vida deve ser antes de tudo prazerosa. Refugiam-se, contudo, no prazer mental, evitando a dor e o sofrimento. Temendo a limitação, tentam escapar do compromisso mantendo múltiplas opções. A sua forma de prestar atenção às múltiplas possibilidades podem levá-los a sintetizar conexões criativas e inovadoras.

Tipo 8

Preocupados com a justiça e o poder, os possuidores do tipo 8 combatem pela defesa de si mesmos e dos seus protegidos. Percebem as situações de formas extremas; "oito ou oitenta", tendendo à agressividade. Desejam previsibilidade e controle nas suas vidas, porém, tendo-o alcançado, rapidamente tornam-se entediados e buscam novos desafios para defender. Tipos 8 evoluídos podem demonstrar líderes capazes de utilizar a sua energia extra com sabedoria.

Tipo 9

Amáveis e agradáveis, os possuidores da Traço 9 levam a fama de serem "gente boa". Estão sempre dispostos a prestar um auxílio aos outros, desviando-se, contudo, de seus desejos e metas pessoais. Por outro lado, podem ser excelentes diplomatas, conselheiros, negociadores e uma óptima companhia para uma boa conversa.


Façam as vossas consultas e testes e vejam qual o vosso tipo de personalidade.

A seguir, encontram alguns links interessantes:

4 comentários:

Anónimo disse...

Querida amiga Elizabete boa noite.Saudades de ti.Desculpe não vir antes, mais este final de ano foi corrido, tive uns probleminhas aqui em casa mais está tudo bem agora graças a Deus.Meu blog tbm acabou o espaço e estava construindo o outro mais o endereço é o mesmo.Ofereço meu novo award com muito carinho minha amiga, não te esqueci.Agradeço a amizade e o carinho ao longo do ano de 2008 e desejo um feliz 2009 repleto de paz, amor, saúde e muita luz.Fique com Deus.Bjosss

Unknown disse...

--------/ ;;;; \ ____----- .;;.
--------|;(;;;-""-------`'-.,';;;;;\
---------\;'-------------------';;);/
--------/------------------------\;'
-------/------.;.-------.;.--------\ A amizade é uma grande
------|------;;o;;----;;o;;------| conquista, e mesmo que
------ ;----- '"-'`----`'-"'----- / estejamos perto ou longe
------/\-----------._. ---------/ presente ou não, a simples
-----;;;;;;_-----,_Y_,---- _.' manifestação de carinho
----/;;;;;;;\-`---.___.--- ';. e atenção mesmo que
---/|;;;;;;;;;.__.;;;.-------\\ seja através dos recadinhos
--; -\ ;;;;;;;;;;;;;;;;;;\------;\__--.;.dos blogs já
--|-----';;;;;;;;;;=;;;;'-------|-__;;;;/ trazem grandes
--|-------`""`- .------._-----/;/;;\;;/ energias positivas
-/ ;------------/;;;;;;;-;/;;;;;;;/--|;/ em nosso dia.
-\_,\----------|;;;;;;;;;;;;;;;;;;|-|
------'-...----- ';;;;;;;;;;;;;;;;;;\/
Por isso,aqui estou eu!! Deixando um grande beijo e desejando-te: BOA NOITE
Manuela

Anónimo disse...

Olá, venho convidar você a visitar meu blog, está de visual novo.
E desejar lhe um bom fim de semana.

Beijokas

Jorge Purgly disse...

Querida Elisabete,
Gostei muito do seu blog e escrevi sobre eneagrama em
http://konektigi.blogspot.com
Oi!
Voce me ajuda a divulgar o texto abaixo repassando para a sua rede de relacionamentos?
Muito obrigado,
Jorge


---------- Forwarded message ----------

Date: 2009/12/6
Subject: Novos assuntos para os blogs a pedido dos leitores.



Atendendo a pedidos dos leitores os meus blogs passam a ter redação em portugues.

Seguem abaixo os endereços e as palavras-chave que resumem os principais assuntos de tema de abordagem de cada blog.

Estou me empenhando para trazer ao querido leitor conteúdo relevante, atualizado e divertido.

Além dos blogs, atendo sempre que posso com terapia floral em Balneário Camboriú no Jardim Kailash

http://www.jardimkailash.com.br

Peço, por favor para voce divulgar para a sua rede de relacionamentos.

Muito obrigado,

Jorge
http://xeesm.com/JorgePurgly


http://purgly.blogspot.com

Rio, Rio de Janeiro, 2016, Carnaval, Turismo, Ecologia, Olympic Games, Olimpíada, Jogos Olímpicos, Praia de Copacabana, Morar Bem, Viver Bem, Hotel, Hospedagem, Hungria, Descendentes de Húngaros no Brasil, Blumenau, Santa Catarina, Balneário Camboriú, Sites Sociais, Viagem, Lazer, Comer com saúde, Dr. Bach, Al-Biruni, Al-Kindi, Dr. Fajardo, Dr. Francisco Fajardo, CELE, Balneário, Piçarras, Gaspar, SC, Esperanto, Empregabilidade, Fonte de renda passiva, Novos desafios, Novo emprego.




http://konektigi.blogspot.com

Conectivity,Conectividade,RFID,Eletrônica,Alimento,Farmaceutica,Health,Care,Cuidados,Saude,Hospital,Tecnologia de Identificação, Educação, Crianças Cristal,Liderança, Emprego, Qualidade de Vida, Paranormalidade, Economia Domestica, Orçamento, Poupança, Prosperidade, A ciência de ser rico.




http://biometrio.blogspot.com
Biometria, Biometrio, Biometrico, Biometrics, Iris, Olho, Identificação, Iridologia, Terapia, Alternativa, Complementar, Naturopatia, Análise, Padrões, Alimentação, Saúde, Diagnose, Bernard Jensen, Denny Johnson, Embriologia, Biótipos, Menetrier, Hering, Ray Id, Nutrição, Mapas, Sistema, Nervoso, Simpático, Parassimpático, Nutrientes, Extrovertido, Introvertido, Astrologia, Macrobiotica, Reiki, Yin-Yang, Vegetariana, Dieta, Vegetariano, Medicina Tradicional Chinesa


http://DrBachFlower.blogspot.com
Florais, Bach, Minas, Saint, Germain, Flower, Essence, Essências, Terapia, Therapy, Healing, Herbs, Terapeuta, Holistico, SINTE, Sindicato, Terapeutas, Terapias, Alternativas, Naturais, Complementares, Alimentação, Nutrição, Rescue, Remedy, Emergencial, Buquê, 9, flores,
Vibracionais, Fisioquantic, Suplementos, Nutricionais, Quânticos, Oligoelementos, Ortomolecular, Radiestesia, Radiônica, Frequenciais, Musicais


http://MasterSUNO.blogspot.com
MasterSuno, Curso de Energia Solar Fotovoltaica, Majstro, Suno, Mestre, Sol, Energy, Solar,Renovable, Energia, Fotovoltaica, Photovoltaic, Aquecimento, Aquecedor,Coletor, Agua, Heating, Bateria, Renovável, Ecologia, Sustentabilidade, Surya, Sonne,Cells, Arrays, Controller, Bateries, Light, Remote, Sun. Sú, Solei, Nap, Sole, Víz, Akvo, Water, Wasser, Acqua, Eau, Ecology, Ekologio,Ecologie, Okologie, Silício, Silicon, Monocristaline, Policristaline, Si, GaAS