domingo, 22 de fevereiro de 2009

Os mistérios da henna

Mamastê, queridos amigos! Não venho escrever sobre o Carnaval mas já que muitos de vocês se pintaram e fizeram as suas melhores máscaras, lembrei-me de vos contar algumas coisas interessantes sobre as maquilhagens indianas, tão faladas nos últimos dias por causa da novela "Caminhos da India", mais um sucesso no Brasil e que a partir desta semana está a ser transmitida em Portugal pela Sic.

Ah, antes que me esqueça, para quem não sabe, mamastê significa "a divindade que habita em mim saúda a divindade que habita em ti”. É uma forma de cumprimentar muito comum na India.

Bindi

O Sagrado Ponto bindi ou (também conhecido como Kumkum, mangalya, tilak, sindhoorentre) é uma maquiagem utilizada na testa pelas mulheres indianas. O termo é derivado da palavra Bindu, que em Sânscrito significa ponto. Normalmente é um ponto vermelho feito com Vermilion (sulfato de mercúrio vermelho brilhante finamente pulverizado). Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e os seus maridos. Tradicionalmente um símbolo de casamento (por isso as viúvas não utilizavam), tornou-se um item decorativo e hoje é utilizado por mulheres solteiras e também por mulheres de outras religiões. Actualmente não se restringe mais a cores e formas específicas, os bindis são vistos em várias cores e formatos e são feitos com adesivos e feltros.
Acredita-se ainda que as odaliscas usavam o Bindi porque acreditavam que esse Terceiro Olho ajudaria na sedução. Como a maioria das mulheres árabes tinham uma baixa auto-estima, o acessório influenciava muito no que acreditavam, e realmente, funcionava.


MEHENDI

Mehendi é a tatuagem de henna muito usada nas cerimônias de casamento, especialmente porque é associada à transcendência e a transformação. Em geral, as noivas na Índia têm a sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre a lua-de-mel. Enquanto a tatuagem durar,a noiva não faz nenhum serviço em casa, apenas se desejar. As noivas indianas costumam esconder as iniciais do futuro marido entre a teia de símbolos hindus que vão tomando conta do corpo. Na noite de núpcias, os homens têm de encontrar as suas iniciais. Porém, no dia-a-dia, é super-normal ver as mulheres indianas tatuadas também.




Pintura de henna nas mãos

Também faz parte da tradição hindu pintar com mehndi mãos e braços para o casamento. Hoje em dia esta arte é apreciada não só nas ocasiões
religiosas ou rituais. É uma decoração delicada que já virou moda em muitos países, graças a artistas como Madonna, Demi Moore e outras personagens do showbiz, pela vaga étnica que entrou no mundo glamoroso da moda, na arte e no design.
Mais conhecida pela sua história na Índia, o mehndi é uma arte com 5.000 anos. Arte temporária desenhada no corpo com o pó da henna, derivado da planta Lawsonia inermis, muito comum no Sudão, no Egipto, na maior parte dos países norte-africanos, no Médio Oriente, e em outras zonas de clima quente e seco. As suas folhas são a parte melhor para o mehndi: depois de secas são piladas e misturadas com óleo de eucalipto, ou chá, e reduzidas a pasta. O creme fica assim pronto para ser usado depois de colocado num cone de papel ou plástico com um pequeno furo, como o instrumento que usam os pasteleiros para fazer desenhos nos bolos com creme inglês ou natas.

Os motivos dos desenhos variam tradicionalmente em quatro estilos distintos, segundo Aileen Marron, autora de The Henna Body Art Book. O estilo do Médio Oriente, com motivos florais inspirados nos desenhos e tecidos árabes; o norte-americano, com motivos florais geométricos; o indiano e paquistanês, nos pés e nas mãos para criar a ilusão de luvas e meias feitos com linhas e desenhos Cashmira (tipo lágrimas), repetidos. O indonésio e do sudeste asiático é uma mistura de desenhos do Médio Oriente com cores também nas unhas das mãos e dos pés. Ao lado dos tradicionais, recentemente entrou na moda um novo desenho, o céltico, com nós e laços.
A maior parte das vezes são autênticas obras-primas. Efémeras, mas de grande efeito! Depende muito do gosto de cada pessoa e da ocasião.

2 comentários:

lia vaz disse...

Boa tarde,
Eu vivo em Albufeira,será que conhece alguém que faça estas tatuagens na zona do algarve.
obrigado.

lia vaz disse...

Boa noite,
Conhece alguém que esteja disposto a fazer estes trabalhos num cabeleireiro em Albufeira?
Obrigado.