sábado, 11 de outubro de 2008

A chave da felicidade

recados animados

Encontrar a chave da felicidade é um desejo universal e o sonho de todo o ser humano. Todos procuramos ser felizes e muitas vezes duvidamos: será que a felicidade existe mesmo? Ninguém sabe ao certo. Como não existe nenhum mapa, cada um procura o seu caminho, seguindo os seus instintos, os seus desejos ou seja lá o que fôr. Mas de uma coisa eu tenho a certeza. Existem momentos felizes. Aqueles momentos que nos aquecem a alma, que nos fazem sorrir, em que temos vontade de cantar, dançar, em que nos sentimos os donos do mundo, capazes das maiores conquistas. Felizmente, a grande maioria desses instantes são de graça. São perfeitamente possíveis para cada comum mortal. Não é preciso ter a carteira recheada ou uma conta bancária bem abonada. Hoje, tentei fazer a minha lista de prazeres simples, aqueles que me fazem sentir bem. Fechei os olhos e procurei aquelas pequenas coisas que às vezes faço ou que me acontecem sem contar e que me fazem verdadeiramente feliz...

- Chegar a casa ao fim do dia. Aqueles momentos em que calço as pantufas, visto aquelas calças e camisola fofinhas, super confortáveis, me estico na cama e, durante alguns minutos não faço nada, não penso em nada, fico ali quietinha e esqueço as horas. Nem imaginam o quanto gosto destes instantes, o quanto me fazem bem.

- Rir e ouvir o riso dos meus filhos. Haverá felicidade maior? Quando um deles conta uma piada ou faz algo engraçado (especialmente o nosso mais pequenino, verdadeiro perito nesta área) e nos fartamos de rir. As nossas gargalhadas misturam-se e até as lágrimas nos vêm aos olhos.
É bom demais. É felicidade pura.

- Ouvir "és a mulher mais linda do mundo" quando me sinto feia e zangada porque de repente as minhas calças preferidas "encolheram" e não foi da lavagem.

- Um banho de espuma. Colocar uma musiquinha agradável, encher a banheira com água bem quentinha, montes de espuma daquele gel de banho bem perfumado e meter-me lá dentro durante uma hora. É o meu verdadeiro SPA. Fico com as baterias completamente carregadas!

- Sábados de manhã! Acordar sem despertador. Aquela sensação de não ter que ir trabalhar, poder ficar a dormitar até tarde. Tomar o pequeno almoço e ficar toda a manhã a fazer o que mais gosto: brincar com o pequenino, ler, escrever, blogar, ir tomar café à praia...

- Ver o mar, cheirar a maressia. Respirar fundo e deixar o ar entrar nos pulmões. Tirar os sapatos e enfiar os pés na areia... que sensação maravilhosa!

- Ouvir a minha musica preferida na rádio sem estar à espera. Aquela que começa a tocar quando estou parada num trânsito infernal e me dá vontade de sair do carro e dançar. Aquela que me faz colocar bem alto e cantar no mesmo tom, indiferente aos olhares de espanto dos outros condutores.

- Receber um telefonema ou uma visita de um amigo ou amiga que já não vejo há muito e ficar ali a falar, a matar saudades e a colocar as novidades em dia. É muito bom, especialmente quando é um amigo ou amiga que já não vemos ou com quem já não falamos há mesmo muito tempo mas não se esqueceu de nós e nos diz o quanto tinha saudades das nossas conversas.

- Escrever este post. Porque tenho a certeza que aqueles que o lerem vão fechar os olhos e perguntar "e a mim? o que é que me faz feliz? quais são os meus momentos".

Vá lá, façam a vossa lista. Vão ficar surpreendidos.

Recados do Orkut

Sem comentários: