sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Anjos da Guarda



Na passada 3ªfeira, dia 2 de Outubro, foi o dia dos Anjos da Guarda. Não tive oportunidade de lhes render homenagem no seu dia, mas fica aqui hoje.
Em tempos li uma história interessante sobre vida, anjos e universo em que este último era comparado com o saltar à corda. Para saltar à corda é preciso saber o instante exacto de entrar. Se estivermos atrasados ou adiantados, a corda baterá nos nossos pés. Para saber qual o momento certo, é preciso sentir o ritmo da corda e entrar em consonância com ela. O universo possui um movimento semelhante ao da corda. Os antigos chineses baptizaram este ritmo de Tao. Quando o respeitamos, tudo em nossa vida funciona bem. A nossa saúde é boa, prosperamos nos negócios, fazemos boas amizades, dormimos felizes e acordamos bem dispostos. A vida torna-se fácil, leve e divertida.

Entretanto, às vezes saímos do ritmo... e queremos saltar a corda no momento errado. É aqui, neste momento, que entra o nosso anjo. Ele conhece o ritmo da corda universal. Então, para evitar que ela bata nos nossos pés, ele tenta nos atrasar até chegar uma nova oportunidade.

A história continuava a exemplificar de que forma agem os anjos nas nossas vidas e dos seus constantes disfarces, para nos ajudar. Eles prevêm as situações de perigo e como bons anjos, fazem tudo para nos proteger. O semáforo que fica vermelho, o elevador que demora uma eternidade, um pneu furado, o telefone que não funciona, uma chuva inesperada, um comboio que se atrasa... tudo isto pode ser obra do nosso anjo da guarda para nos atrasar um pouco e salvar-nos de acidentes.

Por isso, estas pequenas contrariedades serão vistas por nós de outra forma se acreditarmos que elas poderão ser a nossa salvação.

Já agora, para quem acredita em anjos... Eles estão presentes na história da humanidade desde a criação do mundo (cf. Jó 38,7). São eles que fecham o paraíso terrestre (Gn 3, 24); protegem Lot (Gen 19); salvam Agar e seu filho (Gen 21,17). Seguram a mão de Abraão para não imolar Isaac (Gen 22,11); a Lei é comunicada a Moisés e ao povo por ministério deles (At 7,53). São eles que conduzem o povo de Deus (Ex 23, 20-23). Eles anunciam nascimentos célebres (Jz 13); indicam vocações importantes (Jz 6, 11-24; Is 6,6). São eles que assistem aos profetas (1 Rs 19,5). Foi um anjo que anunciou a Gedeão que devia salvar o seu povo; e um anjo anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13). O anjo Gabriel instruiu a Daniel (8,16), ainda que nesse trecho bíblico não seja chamado de anjo, mas "o homem Gabriel" (9,21). Este mesmo espírito celestial anunciou o nascimento de São João Batista e a encarnação de Jesus. Assim como anunciaram a mensagem aos pastores (Lc 2,9), e a missão mais gloriosa de todas: a de fortalecer o Rei dos Anjos em sua Agonia no Horto das Oliveiras (cf. Lucas 22, 43).

A existência dos anjos é uma verdade de fé confirmada por vários Concílios, pela Sagrada Escritura e pela Tradição da Igreja. São criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de vontade.
já agora... façam uma visita ao meu blog dos anjos

Sem comentários: