terça-feira, 22 de junho de 2010

Sem gasolina... não anda

Há pouco estava a ouvir o meu filho mais velho a contar a sua quinta aula de condução e de como tinha gostado imenso mas, que ainda deixava o carro ir abaixo muitas vezes e que queria muito treinar no meu carro. Sorri-lhe e fiz um acordo. "Fazes mais cinco aulas e depois talvez te deixe dar uma voltinha comigo ao teu lado." Os olhos brilharam e vi o quanto anda entusiasmado com as aulas de condução. Claro que agora tenho sempre aquele "grilo" ao lado a businar-me: oh mãe, olha o eixo da faixa, então, essas mãos no volante? enfim, devem conhecer o discurso, certo?

Mas, depois desta conversa fiquei a pensar. E como amanhã vou dar formação sobre motivação e a importância de uma atitude positiva na vida, lembrei-me de como é semelhante conduzir a nossa vida com a condução de um carro. Quantas vezes vamos a toda a velocidade, e de repente, quando menos esperamos, temos que reduzir rapidamente, travar e até mesmo parar? A vida é assim. E o que acontece a seguir? Metemos a primeira, depois a segunda, e lentamente, lá vamos nós, acelerando, até voltarmos à "nossa velocidade" normal...

Claro que cada um de nós tem o seu ritmo, a sua velocidade, não é verdade? Uns têm sempre auto-estradas à sua frente, ruas com boa visibilidade, sem lombas... sem curvas. Além disso, há quem tenha carros topo de gama, caríssimos, muito confortáveis e outros... precisam de rezar todos os dias para que o carro pegue e não avarie em plena rotunda!

Mas, sabem uma coisa? Nenhum deles anda se não tiver combustível, gasóleo ou gasolina!
Assim é na vida. Se não tivermos a mola, a força, a garra para levar a vida com entusiasmo, de nada nos serve muita inteligência, muita beleza ou muito dinheiro. Se não houver paixão pelo que fazemos, se não tivermos "gasolina"... o carro não anda. Gasolina é motivação. É ela que nos dá o impulso... para avançarmos na vida e seguir adiante...

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas." (Napoleon Hill)

Sem comentários: