segunda-feira, 1 de março de 2010

Às 9 no facebook

Há quem lhe chame “fábrica de fazer amigos”, há quem lhe chame “café virtual”, há quem lhe chame muitas outras coisas. Há quem seja a favor e há quem seja contra. Há quem já não saiba viver sem ele e há quem já não possa ouvir falar.No meu caso pessoal, tem-se revelado uma experiência extraordinária!

Não se trata de um programa de televisão, nem de um jogo de internet. Falo sobre o já famoso “facebook”. Quando fiz o meu registo há já quase 1 ano, não lhe achei muita piada. Durante meses, fui respondendo aos convites de amizade mas sem criar laços. Fui observando as diversas actividades de colegas e amigos mas sem nunca me envolver. E um dia a empresa onde trabalhei durante 15 anos fechou. De repente os colegas com quem falava todos os dias, já não estavam lá. Já não via os seus rostos, já não ouvia as suas vozes. Já não havia pequenos almoços divertidos nem reuniões de trabalho. Acabaram-se as conversas de corredor. Os gabinetes ficaram, de repente, vazios. E as salas, dolorosamente silenciosas. Os telefones já não tocam. As portas já não batem. Nada.

Outros desafios profissionais fizeram com que ficasse no mesmo espaço físico, onde até então existia uma empresa quase centenária. Mas os colegas já não estavam lá. Apenas umas visitas de vez em quando. Umas mensagens rápidas no messenger. E de repente, o facebook surgiu como um ponto de encontro. Em vez de “às dez na cantina” ou “às 2 na máquina de café” passou a ser “encontramo-nos no Facebook”. E de repente, quando olho para o chat, eu tenho ali mesmo 30 ou 40 amigos à distância de um clik, com quem converso, com quem troco desabafos. Alguns já encontraram novos empregos, outros criaram o seu próprio, e outros, infelizmente, ainda esperam... alguns desesperam. Mas o facebook tornou-se o nosso café virtual, onde nos podemos encontrar todos os dias, onde, quem está em casa ou noutro lugar qualquer, pode “entrar” e dizer “olá, o que é feito de ti?”.

Mas o facebook, no meu caso pessoal, tem sido ainda mais, muito mais. Com ele descobri amigos de quem já não sabia há 20 anos. Colegas da escola, amigos das férias de Verão...

Digam o que disserem sobre esta rede social, para mim, será sempre o nosso ponto de encontro. Existe um blog muito famoso que se chama “às 9 no meu blog”. Eu também posso agora dizer “às 9 no facebook”.

2 comentários:

Lita disse...

Bom dia, bom dia!

Desculpa chegar atrasada, mas sabes que o trânsito... e não deu para ir ao FaceBook, o patrã bloqueou os acessos! LOL

Mas cheguei às 9H27 e gostei!...

Beijinhos

Marilia

Helena Teixeira disse...

Olá!A pedido da Susana Falhas,membro do Facebook,cá estou eu e ela,aqui juntinhas.Ok,chegamos atrasadas,mas hoje é dia de feira semanal aqui,e há imenso trânsito :p
Mas cá estamos.Para nós,pode ser um chá de camomila para a Susana e um chá de hortelã para mim :)
Blog giro,Isabel.E tem razão,ao princípio,eu nao gostava muito do Facebook,hoje aprecio mais,mas assim aos poucos,sem vício e sem exageros :) A Susana pensa igual.

Ah,deixo-lhe um convite.Já o deve ter visto no Facebook.A blogagem de Março do blog www.aldeiadaminhavida.blogspot.com.O tema é: Onde cresceu o meu pai.,em homenagem ao mês do Pai.Para participar,basta escrever um texto máximo 25 linhas,+ 1 foto,+ título,+ link do blog e enviar até dia 8/03 para aminhaldeia@sapo.pt!

Jocas gordas
Lena