sábado, 6 de fevereiro de 2010

Anatomia de uma Rosa

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

A rosa, notável pela sua beleza e odor, é a flor simbólica mais divulgada nas culturas ocidentais.
Rainha indiscutível das flores, em qualquer variedade, representa fundamentalmente o amor. É também tida como uma das flores mais antigas da história da Terra.

São inúmeras em todas as culturas as lendas acerca da sua origem. As rosas vermelhas, por exemplo. Teriam nascido do sangue de Adónis morto por um javali. Noutra versão, Adónis, ao ser ferido, chamou por Afrodite (Vénus). Esta correu para o salvar, mas, na pressa de partir, não calçou as sandálias de ouro que lhe protegiam os pés e, por isso, pisou uma rosa branca. Saltou o sangue da ferida, que atingiu a roseira de vermelho. Daí em diante apenas deu flores dessa cor.

Uma lenda grega diz que Afrodite deu uma rosa ao seu filho Eros, o deus do amor que, por sua vez, a deu a Harpócrates, o deus do silêncio, para o induzir a não revelar as aventuras amorosas de sua mãe. Neste episódio se basearia, na Idade Média, o hábito de nas salas de reunião dos municípios ser suspensa do tecto uma rosa para que todos os presentes se compremetessem a silenciar as decisões ali tomadas. O mesmo significado se revelava na rosa que ornamentava os confessionários. Estavam sub rosa, ou seja, sob o signo do silêncio e da discrição. Em certas casas ricas da Europa, nas salas de jantar, suspendia-se do alto uma rosa com a mesma intenção - não se revelar no exterior o que se dizia durante as refeições.

Fascinam-me estas histórias sobre as flores. Os seus significados. Os afectos e sentimentos que nos revelam. A rosa. A tulipa. A orquídea. O jacinto. O lírio. Que segredos escondem? Em que lendas míticas se revelam? Que espécie de magia envolve as flores? As plantas estiveram sempre relacionadas com o destino dos Homens.... Vamos descobrir um pouco mais nos Jardins Encantados.

in "Plantas e Flores" de Odete L. Nogueira

3 comentários:

Bruxinha da Noite disse...

Olá amiga!! Lindo texto sobre as rosas!! Mui belo!!
E seguindo este mesmo caminho deixo-te o desejo de uma semana regada ao suave perfume das rosas!!! Bjinhos dançantes!!!

Rosa Eliza disse...

Oi doce amiga,estou com saudades.
Vim te oferecer meus selinhos de 20.000visitas do blog Artes da Rosa eo de 40.000visitas do meu blog de culinaria Portal dos Sabores estão a sua espera.
Bjss com muito cainho no seu coração

Karina disse...

Olá, cheguei aqui através do Palácio, gostei muito, te ofereço
minha amizade e meu award. Beijos no coração!!!
Karina.