De vez em quando temos que fazer coisas diferentes, fugir da rotina. Eu costumo fazer isso. Mudo de rua, troco de trajecto, faço caminhos diferentes. E descubro coisas novas. Coisas que sempre estiveram ali mas eu nunca as vi. Quando tinha 16 anos um amigo meu, bem mais velho, disse-me uma coisa que nunca mais esqueci. Um dia caminhávamos pela rua que todos os dias nos levava a casa e ele disse-me:"sabes o que eu faço todos os dias quando faço este percurso até casa? Tento encontrar coisas que não vi no dia anterior. É esse o compromisso que tenho comigo mesmo. Todos os dias faço por ver algo novo. Um azulejo naquela parede. Um vaso de flores naquela varanda. Não importa o que seja. Obrigo-me todos os dias a encontrar uma diferença nas coisas que pareçem iguais." Nunca mais esqueci estas palavras.
Ontem, já estava perto de casa quando resolvi descer a rua e ver o pôr do Sol na praia. Claro que os miúdos perguntaram logo "Onde vamos, mãe?". "Hoje vamos à praia!" - respondi sorrindo.
E lá fomos nós. Mal chegamos à praia, tiramos os sapatos. Estava ainda muito calor e aquela sensação refrescante da areia nos pés quentes, soube maravilhosamente bem! Compramos um gelado e sentados no posto de vigia do nadador salvador, obvervamos um pôr do Sol lindo, daqueles que nos tiram o ar e nos deixam de olhar fixo no céu... Depois apanhei conchas com o mais pequenino, fiz um concurso com os dois mais velhos para ver quem conseguia atirar mais longe pequenas pedras à água. Enfim, apenas 45 minutos. Até o Sol se perder no infinito. O suficiente para encher a alma. Acho que ontem dormimos todos muito melhor.
1 comentário:
gostei muito deste pôr do sol, so tenho pena não estar aí tambem.
mil beijinhos da "M"
Enviar um comentário