sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais um pôr do Sol

De vez em quando temos que fazer coisas diferentes, fugir da rotina. Eu costumo fazer isso. Mudo de rua, troco de trajecto, faço caminhos diferentes. E descubro coisas novas. Coisas que sempre estiveram ali mas eu nunca as vi. Quando tinha 16 anos um amigo meu, bem mais velho, disse-me uma coisa que nunca mais esqueci. Um dia caminhávamos pela rua que todos os dias nos levava a casa e ele disse-me:"sabes o que eu faço todos os dias quando faço este percurso até casa? Tento encontrar coisas que não vi no dia anterior. É esse o compromisso que tenho comigo mesmo. Todos os dias faço por ver algo novo. Um azulejo naquela parede. Um vaso de flores naquela varanda. Não importa o que seja. Obrigo-me todos os dias a encontrar uma diferença nas coisas que pareçem iguais." Nunca mais esqueci estas palavras.

Ontem, já estava perto de casa quando resolvi descer a rua e ver o pôr do Sol na praia. Claro que os miúdos perguntaram logo "Onde vamos, mãe?". "Hoje vamos à praia!" - respondi sorrindo.

E lá fomos nós. Mal chegamos à praia, tiramos os sapatos. Estava ainda muito calor e aquela sensação refrescante da areia nos pés quentes, soube maravilhosamente bem! Compramos um gelado e sentados no posto de vigia do nadador salvador, obvervamos um pôr do Sol lindo, daqueles que nos tiram o ar e nos deixam de olhar fixo no céu... Depois apanhei conchas com o mais pequenino, fiz um concurso com os dois mais velhos para ver quem conseguia atirar mais longe pequenas pedras à água. Enfim, apenas 45 minutos. Até o Sol se perder no infinito. O suficiente para encher a alma. Acho que ontem dormimos todos muito melhor.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito deste pôr do sol, so tenho pena não estar aí tambem.
mil beijinhos da "M"