sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lie to me


A leitura das expressões e pensamentos expressos no comportamento das pessoas sempre foi um tema de grande interesse para mim. Gosto imenso de ler a respeito do assunto e nas minhas formações é a temática de que mais gosto de falar. A linguagem corporal é uma das principais formas de transmissão das emoções e sentimentos humanos mas infelizmente damos muito mais atenção às palavras.
As pesquisas demonstram que em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluíndo o tom de voz, inflexão e outros sons) e 55% é não verbal.
A linguagem corporal é o reflexo externo do estado emocional da pessoa, cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informações sobre a emoção que ela está a sentir num dado momento. O segredo da leitura da linguagem corporal esta na capacidade de captar o estado emocional de uma pessoa ao escutar o que ela diz e observando os seus gestos e atitudes.

A nossa época tem uma verdadeira obssessão pela palavra falada e pela capacidade de comunicação oral, mas é interessantíssimo notar a contradição entre o discurso falado e o transmitido pelo corpo.

Quando no fim de semana que passou a minha irmã disse confiante que tinha uma nova série televisiva que eu ia adorar, fiquei logo entusiasmada. "Lie to me", disse-me ela, é mesmo muito boa e tu vais gostar". Não só gostei como estou completamente viciada. Já se ouve por aí que é a melhor série de 2009!

Eu já andava "perdida de amores" com uma série nova chamada "O mentalista", que trata exactamente o mesmo tema. Mas como já vi os episódios todos e enquanto não chegam novos, Lie to me vai fazer-me companhia nos próximos dias...

O norte-americano Paul Ekman é um famoso especialista em mentiras. Um dos psicólogos mais proeminentes das últimas décadas, especializou-se em estudar a linguagem corporal e os sinais involuntários que o ser humano dá quando falta com a verdade. Analisou imagens desde políticos famosos a criminosos anônimos, reunindo décadas de pesquisa que resultaram no seu livro Telling Lies [Contando Mentiras], um best seller absoluto.

É justamente utilizando as teorias do Dr. Ekman que o personagem de Tim Roth se destaca na nova série do canal Fox. Lie to Me acompanha a equipa do Dr. Cal Lightman [Roth], cuja agência de investigadores auxilia o FBI nos mais complexos e sigilosos casos em que, por ausência de provas materiais ou uma confissão directa, é necessário “arrancar” do acusado sinais que possam confirmar ou não a sua culpa.





Sem comentários: