sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pontos e virgulas



Como sou formadora, ando sempre à procura de novos exercícios pedagógicos e de exemplos práticos interessantes que facilitem a aprendizagem das diversas matérias.

Hoje, recebi de uma das minhas mais recentes formandas, este e-mail que achei engraçado mas com muita "sabedoria"... Ora vejam a importância dos pontos e das virgulas:

" Um homem muito rico estava extremamente doente, à beira da morte. Pediu papel e caneta, e escreveu o seguinte:

'DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ NÃO AO MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE NADA DOU AOS POBRES'

Entretanto, morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixou ele a sua fortuna?

Eram quatro os concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
'Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.'

2) A irmã chegou de seguida e pontuou assim o escrito:
'Deixo os meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.'

3) O alfaiate pediu a cópia do original e puxou a brasa à sua sardinha:
'Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.'

4) Então, chegaram os pobres da cidade. Um deles, sabichão, fez a seguinte interpretação:
'Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres.'

Assim é a vida.
Somos nós que colocamos, os pontos e as vírgulas...
E isso faz toda a diferença !!!!!


Agora, façam lá este exercício. Onde colocariam a virgula na frase seguinte?

"SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO A SUA PROCURA"

Aposto que, se for homem coloca a virgula depois da palavra "tem" e se for mulher coloca depois da palavra "mulher", acertei?

1 comentário:

Anónimo disse...

bom dia,passei pra agradecer seu votinho e dizer que tem uma lembrancinha pra vc no meu cantinho!beijinhos carinhosos